Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de adenovírus recombinantes expressando a proteína F do metapneumovírus aviário (aMPV)

Processo: 07/07003-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Luciana Helena Antoniassi da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adenovirus   Metapneumovirus   Rinotraqueíte animal

Resumo

Metapneumovírus aviário (AMPV) é o agente etiológico da Rinotraqueíte dos perus (TRT, do inglês Turkey rhinotracheitis) e está associado à Síndrome da Cabeça Inchada (SHS, do inglês Swollen head syndrom) em galinhas. O AMPV é reconhecido como um dos principais patógenos de doenças respiratórias em aves e pertence à família Paramyxoviridae, subfamília Pneumovirinae, gênero Metapneumovirus. Estes vírus apresentam o genoma composto de uma fita simples de RNA de polaridade negativa, que codifica oito proteínas distintas. A partícula viral apresenta duas principais glicoproteínas de superfície na membrana viral: a proteína G, que promove a ligação do vírus com o receptor celular e a proteína F, essencial para a fusão da membrana viral e celular. No presente projeto pretendemos construir recombinantes de adenovírus expressando a proteína F do AMPV, à semelhança do que já foi realizado para o vírus respiratório sincicial humano. Os candidatos de vetores adenovirais carreando a proteína F do AMPV serão testados quanto aos níveis de expressão de tal proteína através da quantificação da transcrição do gene F pela técnica PCR em tempo real (RRT-PCR) previamente estabelecido para a detecção do AMPV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, L. H. A.; CARDOSO, K. C.; SILVA, M. J.; SPILKI, F. R.; ARNS, C. W. Cloning of the transmembrane glycoproteins G and F from a Brazilian isolate of bovine respiratory syncytial virus in a prokaryotic system. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 3, p. 552-558, JUN 2011. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Luciana Helena Antoniassi da. Desenvolvimento de adenovírus recombinantes expressando as glicoproteínas F e G do metapneumovírus aviário (aMPV) e do vírus respiratório sincicial bovino(bRSV). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.