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Estudos éticos em representação do conhecimento: uma análise da questão feminina em linguagens documentais brasileiras

Processo: 07/06876-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:José Augusto Chaves Guimarães
Beneficiário:Suellen Oliveira Milani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ética da informação   Representação temática   Linguagens documentárias   Mulheres   Feminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ética informacional | Linguagens documentais | Representação temática da informação | Representação Temática da Informação

Resumo

A representação temática da informação, enquanto processo, assim como os instrumentos que a permeiam e os produtos que dela decorrem, não são neutros, estando imbuídos de valores morais. Nesse cenário, emergem problemas de desvios na representação, tais como preconceito, discriminação, questões de gênero, categorizações dicotômicas e falta de garantia e hospitalidade cultural. No tocante à questão da mulher, amparada apenas por algumas reflexões iniciais de Berman (1993), Olson (1998), López-Huertas e Barité (2002), López-Huertas, Torres e Barité (2004), López-Huertas (2006) e Guimarães (2006b, 2007), há uma carência de literatura relativa à representação e ao delineamento de seu quadro epistemológico, tornando-se necessário verificar em que medida os termos relativos à questão feminina estão eventualmente inseridos sob desvios nos instrumentos da área. Para tanto, propõe-se verificar a presença dos termos: mulher(es); feminina(s); feminino(s); feminismo(s); feminista(s); materna(o); maternal; e os respectivos termos em inglês: woman(en); female; feminism; feminist; maternal; motherly, nas linguagens documentais brasileiras: Vocabulário Controlado Básico e Vocabulário Controlado da USP, e nas linguagens documentais internacionais: 22ª Classificação Decimal de Dewey e Lista de Cabeçalho de Assuntos da Library of Congress, em contrapartida. Cada termo identificado nas linguagens documentais alfabéticas terá seu descritor e não-descritores registrados, bem como notas de escopo, remissivas, termos relacionados e relações hierárquicas, enquanto as incidências relativas à linguagem documental hierárquica, serão sistematizadas de acordo com as diretrizes propostas por Olson (1998). Uma vez sistematizados os termos com desvios e comparados entre as linguagens mencionadas, será possível contribuir para futuros estudos relativos a possíveis termos substitutos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILANI, Suellen Oliveira. Estudos éticos em representação do conhecimento: uma análise da questão feminina em linguagens documentais brasileiras. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.