Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade de união entre os tecidos dentais irradiados com lasers de Er:YAG e Er;Cr:YSGG e a resina composta através do teste de nanoinfiltração e de microscopia eletrônica de transmissão

Processo: 08/00668-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos de Paula Eduardo
Beneficiário:Marina Stella Bello Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento do esmalte dentário   Laser do estado sólido   Cimentos dentários   Dentina

Resumo

Avanços na tecnologia odontológica introduziram o laser como um grande aliado na remoção seletiva do tecido cariado. Entretanto, o efeito dos lasers e seus diferentes parâmetros na estrutura dental mineralizada e fibrilas colágenas ainda não foram completamente estudados. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de união entre a resina composta e as superfícies de esmalte e dentina irradiadas com lasers de Er:YAG e Er;Cr:YSGG e submetidas ao tratamento com hipoclorito de sódio. Sessenta terceiros molares serão selecionados e divididos em dois grupos (esmalte e dentina). As superfícies de dentina e esmalte serão preparadas, e cada grupo será subdividido de acordo com o tratamento realizado: irradiação com laser de Er:YAG (2940 nm; 300 mJ e 6 Hz para esmalte; 250 mJ e 4 Hz para dentina) ou Er;Cr:YSGG (2780 nm; 4 W e 20 Hz, para esmalte; 2,5 W e 20 Hz para dentina), condicionamento com ácido fosfórico a 35% e tratamento com hipoclorito de sódio a 5%. Os espécimes receberão aplicação de sistema adesivo autocondicionante ou de condicionamento total e, posteriormente, uma camada de resina composta. Estes serão armazenados durante 24 horas, 1 semana e 6 meses. Após cada período, solução traçadora e corantes serão utilizados para permitir a avaliação da nanoinfiltração e da ultraestrutura da interface substrato/resina através da microscopia eletrônica de transmissão. Os valores referentes às áreas de nanoinfiltração (em µm2) serão submetidos à análise estatística. A ultraestrutura será avaliada quanto às características dos cristais de hidroxiapatita, camada hibrida e fibrilas colágenas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELLO-SILVA, MARINA STELLA; WEHNER, MARTIN; EDUARDO, CARLOS DE PAULA; LAMPERT, FRIEDRICH; POPRAWE, REINHART; HERMANS, MARTIN; ESTEVES-OLIVEIRA, MARCELLA. Precise ablation of dental hard tissues with ultra-short pulsed lasers. Preliminary exploratory investigation on adequate laser parameters. Lasers in Medical Science, v. 28, n. 1, p. 171-184, JAN 2013. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marina Stella Bello. Análise morfológica e da resistência adesiva dos tecidos dentais duros irradiados com lasers de pulsos ultracurtos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.