Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da administração da proteína antiinflamatória anexina 1 na nefrotoxicidade dos imunossupressores ciclosporina A e tacrolimus

Processo: 08/01048-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sonia Maria Oliani
Beneficiário:Leandro Pires Araujo
Instituição Sede: Departamento de Morfologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclosporinas   Rim   Inflamação   Anexina A1   Tacrolimo   Nefrotoxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anexina 1 | ciclosporina | nefrotoxicidade | Rim | tacrolimus | Inflamação

Resumo

O rim foi o primeiro órgão a ser transplantado com sucesso. No entanto, uma importante barreira para os transplantes é o processo de rejeição, no qual o sistema imune do receptor reconhece o enxerto como estranho. Esta reação é um processo complexo, no qual a imunidade celular e os anticorpos circulantes atuam juntos para eliminar o tecido do doador. Os imunossupressores ciclosporina A (CsA) e tacrolimus (FK 506) têm sido utilizados como terapias imunossupressoras para os transplantes, impedindo a rejeição do tecido implantado. No entanto, esses fármacos apresentam nefrotoxicidade como efeito colateral, que se manifesta por alterações da função renal e fibrose intersticial irreversível. As nossas investigações, administrando a proteína antiinflamatória anexina 1 (AnxA1), têm mostrado a sua participação ativa nos processos inflamatórios, particularmente inibindo a ação de células inflamatórias. O presente projeto propõe investigar a ação da AnxA1 na nefrotoxicidade causada pela CsA e FK, avaliando a função renal por meio da taxa de filtração glomerular, fluxo sangüíneo renal e resistência vascular renal além das frações de excreção de sódio e potássio. Analisaremos quantitativamente a infiltração de leucócitos na região córtico-medular do rim e a expressão da proteína AnxA1 no tecido renal pela técnica de imuno-histoquímica e Western blotting. Além disso, serão realizadas dosagens dos níveis da citocina TGF-beta no soro pela técnica de ELISA. Este estudo tem potencial de desenvolver novas terapias para minimizar os efeitos inflamatórios da CsA e do FK 506 no rim, com possibilidade de proteção e aumento da sobrevida de rins transplantados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, LEANDRO P.; TRUZZI, RENATA R.; MENDES, GLORIA E.; LUZ, MARCUS A. M.; BURDMANN, EMMANUEL A.; OLIANI, SONIA M.. Interaction of the Anti-Inflammatory Annexin A1 Protein and Tacrolimus Immunosuppressant in the Renal Function of Rats. AMERICAN JOURNAL OF NEPHROLOGY, v. 31, n. 6, p. 527-533, . (08/01048-9)