Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da aplicação crônica de Clorfeniramina em camundongos submetidos e reexpostos ao labirinto em cruz elevado

Processo: 08/01526-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Anna Carolyna Lepesteur Gianlorenço
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Clorfeniramina   Memória animal   Labirinto em cruz elevado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camundongo | Clorfeniramina | Labirinto em cruz elevado | memória | Psicobiologia

Resumo

RESUMOEsse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do uso crônico da Clorfeniramina (CPA) sobre a memória emocional de camundongos submetidos e reexpostos ao Labirinto em Cruz Elevado. O procedimento consistirá em administrar injeções crônicas, via intraperitoneal, com Clorfeniramina (CPA) nas doses de 8mg/Kg e 16mg/kg, e salina, por um período de 20 dias consecutivos. Após esse período os animais serão submetidos ao LCE em dois dias consecutivos. No primeiro dia (T1) os animais receberão injeção i.p. de CPA (8mg/kg e 16mg/kg) ou salina, 40 minutos antes da realização do teste. Em T1 os animais serão colocados no centro do LCE com a face voltada para o braço aberto e terão cinco minutos para livre exploração. Depois de 24 horas (T2), os animais dos grupos serão divididos aleatoriamente, e os subgrupos serão injetados com CPA (8mg/Kg ou 16mg/Kg) ou salina. Após 40 minutos das injeções, os animais serão reexpostos ao LCE, seguindo o mesmo procedimento. Todas as sessões de testes serão gravadas por uma câmera posicionada acima do labirinto. Após o teste serão registradas e analisadas medidas etológicas e medidas espaços temporais (número de entradas nos braços abertos (EBA), fechados (EBF) e número total de entradas; tempo gasto nos braços abertos (TBA), fechados (TBF) e no centro (TC), e suas respectivas porcentagens - %EBA, %EBF, %TBA, %TBF e %TC). O índice primário de ansiedade no LCE compreende a avaliação espaço-temporal da exploração dos braços abertos (% de entradas e tempo gasto) e o índice de memória dos animais está relacionado à exploração dos braços abertos na reexposição (T1/T2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIANLORENCO, ANNA CAROLYNA; CANTO-DE-SOUZA, AZAIR; MATTIOLI, ROSANA. L-histidine induces state-dependent memory deficit in mice mediated by H-1 receptor. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGY & BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 35, n. 1, p. 91-95, . (08/01526-8)