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Ausência de vírgulas em bate-papos virtuais produzidos por crianças: um enfoque prosódico e discursivo

Processo: 08/01879-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Viviane Vomeiro Luiz Sobrinho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14887-8 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital, AP.JP
Assunto(s):Análise do discurso   Heterogeneidade   Prosódia   Escrita   Chat   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:chat | Escrita | Heterogeneidade | Internet | prosódia | vírgula | Análise do Discurso

Resumo

Nosso objetivo neste projeto de pesquisa é desenvolver reflexões acerca da relação entre práticas orais/faladas e práticas letradas/escritas no processo de escrita de bate-papos virtuais (chats) produzidos por crianças de 08 a 12 anos. Fundamentados no conceito de modo heterogêneo de constituição da escrita (CORRÊA, 2004), buscamos estudar: (i) os momentos em que o escrevente de chat pensa igualar sua escrita à fala, no que tange à "quebra de linha" somada à ausência de vírgulas, em uma tentativa de (re)produção termo a termo do oral e (ii) os momentos em que a escrita, pela ausência de vírgulas e de "quebras" em locais previsíveis, é concebida pelo escrevente como modo já autônomo e independente da fala. A hipótese é a de que a ausência de vírgula na escrita de chats coloca em evidência, em alguns momentos, a projeção, por parte do escrevente, da imagem de um código escrito institucionalizado, como observa Corrêa (2004) no estudo da modalidade escrita. Em outros momentos, em lugares de "quebras de linha", a ausência parece estar vinculada aos dois constituintes mais altos da hierarquia prosódica de Nespor & Vogel (1986), na imagem que o sujeito faz da (sua) escrita ao representar uma suposta gênese. As evidências de enunciado fonológico (U) e de frase entoacional (I) no conjunto do material - as camadas mais altas da hierarquia - parecem estar relacionadas não apenas ao suporte material e/ou às práticas orais/faladas, mas também a aspectos pragmáticos e discursivos que emergem no contexto da tecnologia digital. Esperamos, assim, contribuir para a investigação de um modo heterogêneo de constituição da escrita e para a defesa de uma escrita (digital) enquanto processo, distinto do "erro".

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBRINHO, Viviane Vomeiro Luiz. Ausência de vírgulas em bate-papos virtuais produzidos por crianças: um enfoque prosódico-discurso. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.