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Construção de argumentações por alunos do ensino médio, em assuntos científicos e sócio-científicos

Processo: 08/02196-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Beneficiário:Rafael Gonçalves Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia   Ensino de ciências   Conhecimento científico   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentação Científica | Enculturação | Ensino de Biologia | ensino de ciencias | Linguagem | Tópicos específicos em educação

Resumo

Na sociedade contemporânea, o conhecimento científico é necessário para que as pessoas possam argumentar e discutir as implicações e conseqüências que a ciência e a tecnologia trazem para o desenvolvimento econômico e sócio-ambiental. Sob a ótica da aprendizagem por enculturação, esta pesquisa entende que a linguagem argumentativa é muito valorizada pela comunidade científica. Avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mostram que os alunos do ensino médio não têm conseguido produzir respostas coerentes a partir de dados que exigem interpretações e segundo as diretrizes curriculares para o ensino médio, a argumentação é uma das habilidades a ser desenvolvida nesta etapa de ensino. Diante disto, o presente estudo pretende investigar, qual é a origem do conhecimento mobilizado por alunos do ensino médio para construir argumentações. Para tanto, pretende-se utilizar como local de pesquisa a Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo e como objeto de estudo interações verbais de duas turmas do terceiro ano do ensino médio com trinta alunos cada uma. Serão utilizadas para a coleta de dados câmeras filmadoras e gravadores de áudio. As interações verbais serão compiladas e os fragmentos destas serão recompostos para permitir sua análise. A partir dos discursos coletados pretende-se investigar a origem do conhecimento que mobilizou as falas e analisar os argumentos segundo o padrão de argumentação de Toulmin (1958). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Rafael Gonçalves. O conhecimento mobilizado por estudantes do ensino médio na formulação de argumentos sobre temas científicos e sociocientíficos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.