Busca avançada
Ano de início
Entree

O método analítico para o ensino da leitura em Leitura do Principiante (1928?) e 1º Livro de Leitura (1928?), de Antonio Firmino de Proença

Processo: 08/02068-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Monalisa Renata Gazoli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Pesquisa histórica   Ensino de língua portuguesa   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antonio Firmino de Proença | Ensino da leitura | livro de leitura | Método Analítico | pesquisa histórica em educação | Fundamentos da Educação

Resumo

Neste projeto, já em andamento, apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada ao Grupo de Pesquisa e ao Projeto Integrado de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura e escrita no Brasil, em continuidade às atividades desenvolvidas como bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq/UNESP), no ano de 2007, enfoca-se a proposta para o ensino da leitura apresentada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946), em dois livros didáticos que integram a Série de Leitura Proença, de sua autoria: Leitura do principiante (1928?) e 1º Livro de leitura (1928?), ambos publicados pela Editora Melhoramentos (SP), até 1956 e 1948, respectivamente. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, vem-se desenvolvendo a análise da configuração textual desses dois livros, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise é conduzida com base na hipótese de que nessa série de leitura, particularmente nos dois livros escolhidos como corpus, é apresentada uma proposta de concretização do método analítico para o ensino da leitura, em continuidade ao proposto pelo autor, para a fase de alfabetização, em Cartilha Proença, analisada na pesquisa de iniciação científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.