Busca avançada
Ano de início
Entree

Preferência manual e assimetrias de desempenho na ação de alcançar em bebês

Processo: 08/02145-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Rosana Machado de Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle motor   Lateralidade   Bebês
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebês | Lateralidade | preferência manual | Controle motor

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a preferência manual e assimetria intermanual de desempenho em bebês em tarefas de alcançar objetos estáticos em diferentes orientações espaciais em relação ao eixo sagital mediano. Serão analisados os movimentos de alcance realizados com os braços direito e esquerdo de 12 bebês com 4 meses de idade. De acordo com a hipótese da dominância dinâmica, espera-se encontrar melhor controle dinâmico dos movimentos de alcance realizados com o braço preferido em relação ao braço não-preferido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA‚ R.M.; DE AZEVEDO NETO‚ R.M.; TUDELLA‚ E.; TEIXEIRA‚ L.A.. Is early manual preference in infants defined by intermanual performance asymmetry in reaching?. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 35, n. 4, p. 742-750, . (08/02145-8, 08/04165-6)
ROSANA MACHADO DE SOUZA; LUIS AUGUSTO TEIXEIRA. Sobre a relação entre filogenia e ontogenia no desenvolvimento da lateralidade na infância. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 24, n. 1, p. 62-70, . (08/02145-8)