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Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas de educação infantil

Processo: 08/02569-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Priscila Moreira Corrêa Telles
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Protocolo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acessibilidade física | Educação Especial | protocolo | Educação Especial

Resumo

Para que as escolas apresentem boas condições de acessibilidade física, elas devem apresentar projetos arquitetônicos que considerem a proposta inovadora do paradigma da inclusão. Porém, faltam instrumentos aos gestores da educação para realizarem as adaptações e as adequações necessárias dos espaços escolares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é elaborar um protocolo para avaliar as condições de acessibilidade física das Escolas da Educação Infantil, visando o aspecto de locomoção de alunos com deficiência. O desenvolvimento do trabalho ocorrerá em Escolas Municipais da Educação Infantil de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Primeiramente, será realizado um mapeamento destas escolas de acordo com a Região, em seguida serão selecionadas as escolas para serem visitadas e observadas. Nas visitas serão identificadas à organização dos espaços físicos pedagógicos das escolas, para isto será utilizado o plano de rotina de cada escola. Os espaços estabelecidos neste plano serão observados e fotografados. Também será realizada uma entrevista, do tipo semi-estruturada, com o coordenador pedagógico ou assistente de direção de cada escola visitada para a identificação dos pontos de perigos existentes. Após as visitas e as entrevistas será feito um croqui da organização dos espaços físicos pedagógicos destas escolas. O protocolo será elaborado a partir deste croqui e das fotos. O instrumento elaborado será utilizado em escolas que não fizeram parte da amostra para verificar a sua aplicabilidade.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TELLES, Priscila Moreira Corrêa. Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da educação infantil. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.