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Comunidades de aprendizagem: contribuições da perspectiva dialógica para a construção positiva das identidades das crianças negras na escola

Processo: 08/02337-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Francisca de Lima Constantino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Ensino e aprendizagem   Crianças   Identidade de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem dialógica | Comunidades de Aprendizagem | Ensino-aprendizagem | igualdade de diferenças | ensino-aprendizagem e diversidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar como os/as professores/as, as crianças e os familiares pertencentes a escolas que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem vêem a diversidade presente na escola e quais subsídios os/as professoras/es possuem para lidar com a questão da constituição da identidade da criança negra. Tem por objetivo principal identificar, como o projeto Comunidades de Aprendizagem pode contribuir de forma positiva na constituição da identidade da criança negra, uma vez que, dentro da aprendizagem dialógica (conceito central no projeto), há o princípio de igualdade de diferenças. É nesta perspectiva que objetivamos compreender, a partir das falas dos/as professores/as, crianças e familiares, como o projeto Comunidades de Aprendizagem contribui de forma positiva para o respeito às diferenças. Para a realização da pesquisa será utilizada a Metodologia Crítico-comunicativa, que visa construir, a partir do diálogo com os/as participantes as interpretações e análise dos dados de forma a identificar os fatores exclusores e os transformadores presentes na realidade específica (no caso em estudo, na construção da identidade das crianças negras, visando uma educação anti-racista e que respeite a diversidade presente na escola). Vale destacar que o presente projeto de mestrado estará vinculado ao projeto FAPESP, Ensino Público, "Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola", Processo nº. 07/52610-6, coordenado pela orientadora.

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