Busca avançada
Ano de início
Entree

Protocolo para adaptação de recursos pedagógicos para alunos com paralisia cerebral

Processo: 08/02375-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Michele Oliveira da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Paralisia cerebral   Inclusão   Educação especial

Resumo

Na tentativa de adaptar-se a nova demanda da inclusão, as escolas necessitam modificar suas metodologias para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais. Nos casos dos alunos com paralisia cerebral, é indispensável que haja mudanças nos instrumentos metodológicos e, muitas vezes, nas estratégias de ensino, para que a atividade atenda ao objetivo pedagógico curricular. Nesse contexto, a adaptação de recursos pedagógicos tem sido um importante auxílio para a prática do professor da sala do ensino comum com alunos com paralisia cerebral. Dessa maneira, essa pesquisa tem o objetivo de elaborar um instrumento para coletar dados específicos sobre as características individuais dos alunos com paralisia cerebral para auxiliar o professor especialista na indicação e adaptação de possíveis recursos pedagógicos e estratégias de ensino para as séries iniciais do ensino fundamental. Participarão desta pesquisa, três profissionais experientes em adaptação de recurso e 10 estudantes do quarto ano de pedagogia da Habilitação em Educação Especial, área de deficiência física. Assim, o protocolo deverá ser construído em quatro versões. A primeira será elaborada tendo como parâmetro, publicações específicas sobre o tema. Essa versão será avaliada por três profissionais e, após a análise dessa avaliação, será elaborada a segunda versão que será aplicada por um grupo de cinco estudantes da área de educação especial. Após essa aplicação, será realizada uma discussão com esses participantes para aprimorar o protocolo e construir sua terceira versão. A terceira versão será aplicada por outro grupo de cinco estudantes. Após a discussão da aplicação do último grupo, a quarta versão será construída, pretendendo ser um instrumento auxiliar para a adaptação de recursos pedagógicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Michele Oliveira da. Protocolo para prescrição ou adaptação de recursos pedagógicos para alunos com paralisia cerebral. 2010. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.