Busca avançada
Ano de início
Entree

Inversão linear de anomalias do geóide da Província Borborema: variação compositional ou perturbação térmica no manto?

Processo: 08/02411-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Naomi Ussami
Beneficiário:Carlos Alberto Moreno Chaves
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos potenciais

Resumo

O presente projeto de mestrado tem como objetivo modelar e interpretar a anomalia do geóide de amplitude 10 metros, localizada sobre a Província Borborema, NE do Brasil. Inicialmente serão estimadas as anomalias causadas pela topografia e variação na espessura da crosta. Os efeitos topográficos e crustais serão removidos da anomalia positiva observada. Resultados preliminares indicam que existe uma componente de anomalia do geóide negativa de origem mais profunda, causada por uma redução na densidade na crosta inferior e manto superior, podendo estender-se para profundidades maiores (pluma mantélica?). A variação na densidade poderia ser causada por variação composicional ou perturbação térmica. Técnicas de inversão linear de anomalias do geóide serão utilizadas para determinar a extensão, contraste de densidade e sua origem. A hipótese de origem térmica ou composicional será testada utilizando vínculos fornecidos por outros métodos geofísicos e dados geológicos, em aquisição pelo projeto "Estudos Geofísicos e Tectônicos na Provincia Borborema" do Instituto do Milênio-CNPq, coordenado pela UnB e com participação de pesquisadores do IAG-USP e pelo projeto FAPESP Processo 06/01211-1 intitulado "Propriedades Termo-Mecânicas da Placa Litosférica da América do Sul: A Margem Continental Leste do Brasil".

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO CHAVES, CARLOS ALBERTO; USSAMI, NAOMI. Modeling 3-D density distribution in the mantle from inversion of geoid anomalies: Application to the Yellowstone Province. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-SOLID EARTH, v. 118, n. 12, p. 6328-6351, DEC 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.