Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de resíduos indústrias de produtos veterinários, utilizando Processos Oxidativos Avançados com diferentes composições de ADEs.

Processo: 08/02439-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Izabel Cristina Eleotério
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Processos oxidativos avançados   Eletroquímica ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ADEs | Processos Oxidativos Avançados | resíduos de fármacos | Eletroquímica Ambiental

Resumo

A detecção de resíduos de fármacos, tais como os antiinflamatórios, hormônios esteróides, antidepressivos e principalmente antibióticos no meio ambiente tem preocupado os pesquisadores, pois, mesmo estando presentes em concentrações na faixa de micrograma por litro a nanograma por litro estas substâncias podem provocar modificações no meio ambiente, por serem biologicamente ativas. Este projeto dará ênfase, no tratamento de resíduos industriais de produtos veterinários, com possíveis antibióticos presentes como a gentamicina, trimetoprim, oxitetraciclina, doxiciclina e sulfametoxazol, utilizando Processos Oxidativos Avançados. Dentre os vários métodos utilizados para oxidação de poluentes orgânicos, observa-se que os processos oxidativos avançados (POA) surgem como uma boa possibilidade para o tratamento de compostos orgânicos. Estes métodos possuem alto poder de oxidação para mineralizar tais compostos ou oxidá-los a moléculas com menor grau de toxicidade. Outra vantagem desses processos é a possibilidade do seu uso no pré-tratamento, no tratamento direto ou no pós-tratamento de poluentes. Considerando as vantagens dos tratamentos eletroquímicos, os estudos feitos neste laboratório quanto às composições e metodologias de preparação dos ânodos dimensionalmente estáveis (ADEs), esta pesquisa busca uma metodologia que tenha maior eficiência de degradação do efluente de indústria de produtos veterinários, comparando os métodos eletroquímico e fotoeletroquímico. E Determinará parâmetros como DQO (Demanda Química de Oxigênio), DBO ( Demanda Bioquímica de Oxigênio), TOC ( Carbono Orgânico Total), variação de pH, para observar a eficiência da degradação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)