Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação e desenvolvimento de biofilme de Candida spp. sobre a superfície de resina a base de poli(metilmetacrilato) na presença de saliva, plasma e agente antifúngico: efeitos sobre fatores de virulência, morfologia e quantificação do biofilme.

Processo: 08/03210-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Priscila Nogueira Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Resinas acrílicas   Candida   Antifúngicos   Biofilmes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antifúngico | biofilme | Candida spp | Prótese Dentária | Resina acrílica | Prótese Dentária

Resumo

A candidose é a infecção oral fúngica mais comum em usuários de próteses dentais removíveis, sendo a Candida albicans apontado como o principal agente etiológico. Contudo, outras espécies de Candida podem ser responsáveis por até 50% dos casos de candidose. Este estudo objetiva avaliar in vitro o biofilme de C. albicans e C. glabrata formados sobre a superfície de resina a base de poli(metilmetacrilato) tratadas com saliva, plasma e a presença concomitante de ambos, situações comumente encontradas durante a manifestação clínica da candidose. Será avaliada ainda a formação do biofilme na presença de agente antifúngico (fluconazol). Os biofilmes formados nessas condições serão pesquisados quanto a sua morfologia, atividade celular metabólica, bem como os seus fatores de virulência. A quantificação dos biofilmes será realizada pela atividade celular metabólica através da redução mitocondrial de XTT. Para a analise morfológica será empregado o microscópio de varredura confocal a laser e o microscópio eletrônico de transmissão. A virulência destes biofilmes será avaliada por meio da mensuração das enzimas produzidas em função da exposição ao agente antifúngico e proteínas salivares e plasmáticas. Os resultados obtidos serão avaliados com testes estatísticos a serem definidos após análise exploratória dos mesmos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
GOMES, PRISCILA NOGUEIRA; DA SILVA, WANDER JOSE; POUSA, CAMILA CORDEIRO; ORSINI NARVAES, ELIENE APARECIDA; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. . ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 56, n. 11, p. 1274-1281, . (08/05936-6, 08/03210-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Priscila Nogueira. Bioatividade, bioestrutura e morfologia de biofilmes de Candida spp. desenvolvidos na presença de fluconazol. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.