Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre o estatuto das expressões idiomáticas e o uso de dicionários dessa especialidade no ensino da Língua Portuguesa: contexto sócio-cultural de estudantes do ensino fundamental.

Processo: 08/03336-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Cristina Parreira da Silva
Beneficiário:Gislaine Rodrigues Matias
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Expressões idiomáticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dicionários Especiais | Ensino de língua materna | expressões idiomáticas | Lexicologia e Lexicografia

Resumo

A língua é um organismo ativo, em constante transformação. Nesse sentido, as expressões idiomáticas são especificidades da língua e contribuem enormemente na dinamicidade, na transformação e no enriquecimento lingüístico. O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre o uso de dicionários de expressões idiomáticas da Língua Portuguesa no processo educacional de estudantes do Ensino Fundamental. Busca-se verificar, por meio de pesquisa em classes de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental de escola privada de São José do Rio Preto, se existe a prática do uso de dicionário especial de expressões idiomáticas. O ambiente escolar se torna o ideal com o uso de dicionário, pois discentes e docentes podem trocar conhecimentos. Nessa troca, o aluno pode ensinar ao professor e testemunhar o uso das expressões mais modernas resultantes da vivência dele. Dessa maneira, ambos perceberão a significância dessa nova ferramenta no processo ensino-aprendizagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATIAS, Gislaine Rodrigues. Estudo sobre as expressões idiomáticas e o uso de dicionários especiais da língua portuguesa no ensino fundamental. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.