Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendências da formação em Química a partir das ilustrações presentes em livros didáticos do século XX: abordagem histórica e epistemológica

Processo: 08/03866-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   História da química   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | história da química | ilustrações | Livros didáticos | Representações microscópicas | Ensino de Química

Resumo

Defendendo que a essência e principal característica do conhecimento químico estão na manipulação de entidades microscópicas e considerando a importância dos livros didáticos não só como instrumento para divulgação do conhecimento científico de um período, mas também de difusão de ideologias e execução de intenções, são propostas as seguintes questões de pesquisa: (i) Qual a importância atribuída ao entendimento dos fenômenos químicos em nível microscópico por autores de livros didáticos destinados ao ensino superior da Química? (ii) Quais as mudanças sofridas em relação aos conteúdos e abordagens, especialmente no que se refere ao componente microscópico dessa ciência? (iii) É possível associar essas mudanças a um perfil profissional desejado, se analisado o momento histórico, social e econômico de publicação da obra? Em busca de possíveis respostas a essas questões, propõe-se a análise da dimensão iconográfica, com ênfase em representações que objetivem o entendimento de fenômenos em nível microscópico, de obras destinadas ao ensino de Química publicadas a partir do final do século XIX, estendendo-se até o período atual. Em razão do grande número de obras, serão buscadas as de maior difusão no Brasil e, conseqüentemente, de maior utilização por professores e estudantes de nossas universidades. Um primeiro levantamento realizado nas bibliotecas de diferentes campi da Universidade de São Paulo - USP evidenciou grande disponibilidade de obras em diferentes idiomas, que oferecem boa cobertura das publicações referentes ao período de interesse da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Karina Aparecida de Freitas Dias de. Estratégias de comunicação em química como índices epistemológicos: análise semiótica das ilustrações presentes em livros didáticos ao longo do século XX. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.