Busca avançada
Ano de início
Entree

Fontes, doses e épocas de aplicação de nitrogênio em feijoeiro de inverno irrigado no sistema plantio direto

Processo: 08/07279-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Marcelo Valentini Arf
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Cerrado

Resumo

A adubação nitrogenada é uma prática normalmente utilizada pelos produtores de feijão. Pelo fato de os agricultores não disporem de resultados da análise do solo ou da planta ou de outro método de orientação, a adubação nitrogenada mineral é quantificada pela análise visual da lavoura ou baseada na recomendação tradicional, a qual considera a expectativa de produtividade e o histórico da área. Se a adubação nitrogenada for subestimada, ocorre redução no rendimento de grãos e se superestimada, ocorre aumento dos custos, pelo uso desnecessário de adubo e, conseqüentemente, prejuízos ao meio ambiente pela lixiviação de nitrato. Assim, o trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de doses, fontes e épocas de aplicação de nitrogênio e avaliar o uso do clorofilômetro como instrumento indicador da necessidade de adubação nitrogenada em feijoeiro de inverno cultivado em sistema plantio direto. O trabalho será desenvolvido no município de Selvíria - MS, em solo originalmente sob vegetação de cerrado. O delineamento experimental será o de blocos casualizados com os tratamentos dispostos em esquema fatorial (5x3x2). Os tratamentos serão constituídos por cinco doses de nitrogênio (zero, 50, 100, 150, 200 kg ha-1), três fontes de nitrogênio (Uréia - 45% N; Entec - sulfonitrato de amônio - 26% N, com inibidor de nitrificação - dimetilpirazolfosfato; Sulfato de amônio - 20% N) e duas épocas de aplicação (semeadura ou cobertura), com quatro repetições. Serão avaliados os componentes de produção e a produtividade, além de leituras em clorofilômetro tentando-se indicar a melhor época de aplicação do nitrogênio, assim como dose e fonte, mediante esta técnica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARF, Marcelo Valentini. Fontes, doses e épocas de aplicação de nitrogênio em feijoeiro de inverno irrigado no sistema plantio direto. 2010. 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.