Busca avançada
Ano de início
Entree

Por dentro do espelho: reflexões sobre o feminino negro em Raça Brasil

Processo: 08/07287-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Dagoberto José Fonseca
Beneficiário:Leandro José dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade étnica   Indústria cultural   Feminino   Mulheres   Negros   Representações sociais   Revistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identidade | Indústria Cultural | Mídia | Mulher negra | Raça Brasil | Representações femininas | Antropologia das populações afro-brasileiras

Resumo

As representações sobre o feminino negro nos enunciados da indústria cultural estabelecem novas formas de compreensão sobre a imagem da mulher. Atualmente os aparelhos de comunicação da mídia também incorporaram a feminilidade negra como objeto simbólico importante ao incentivo do uso de determinados produtos. Assim, ao tornar público as representações femininas negras, as revistas femininas, em geral, e a Revista Raça Brasil, em particular, estabelecem novas formas para o entendimento das identidades de mulheres negras brasileiras mediante as relações sociais à distância. Na medida em que beleza, moda e o uso de determinados produtos se colocam como elementos centrais na construção das identidades, há também um estreitamento entre consumo e identidade. A identidade é marcada por símbolos e signos que constituem os próprios bens com os quais as pessoas se identificam. Diante disso, nossos objetivos incluem uma tentativa de se pensar quais são as representações que os produtores de Raça Brasil utilizam para formular essa revista e quais são os sentidos e significados captados pelas mulheres negras que lêem Raça Brasil para elaborar uma imagem coerente sobre si mesmas. Faremos isso distinguindo três campos objetivos de análise: o campo de produção e difusão das formas simbólicas; o campo da formação da mensagem nos meios de comunicação; e o campo de recepção e apropriação das mensagens da mídia, mediante um trabalho etnográfico e análise dos enunciados da mídia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Leandro José dos. Por dentro do espelho: reflexões sobre o feminino negro em Raça Brasil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.