Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do solo utilizando técnicas geomorfologicas e classificação númerica

Processo: 08/07693-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Marques Júnior
Beneficiário:Diego Silva Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística   Agricultura de precisão   Análise multivariada   Pedometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura de precisão | análise multivariada | Geoestatística | Levantamento de solo | Pedometria | Relação Solo-Relevo | Gênese e Classificação

Resumo

O presente estudo tem por objetivo a caracterização do solo utilizando técnicas geomorfológicas e classificação numérica, subsidiando o estabelecimento de limites precisos entre diferentes áreas de manejo. A área escolhida possui representatividade do material de origem, superfícies geomórficas, solos e curvaturas do relevo regionais. Uma área de 500 ha será delimitada e georreferenciada e serão coletadas amostras de solo em duas profundidades a cada dois hectares em malha regular. Uma transeção de 3500 metros será locada no espigão da área, onde solos serão amostrados em intervalos regulares de 25 m e trincheiras serão abertas e descritas em locais representativos. Classes de solos, superfícies geomórficas e curvaturas do relevo serão mapeadas, com base nas observações de campo e resultados das análises físicas e químicas de laboratório, incluindo as medições de suscetibilidade magnética. Os dados serão analisados utilizando estatística clássica, a estatística multivariada e a geoestatística. A classificação numérica será integrada aos mapas geomorfológicos e de solos para subsidiar o estabelecimento de limites precisos entre diferentes áreas de manejo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, DIEGO SILVA; MARQUES JUNIOR, JOSE; TEIXEIRA, DANIEL DE BORTOLI; ROCHA MATIAS, SAMMY SIDNEY; CAMARGO, LIVIA ARANTES; PEREIRA, GENER TADEU. Susceptibilidade magnética para a caracterização de áreas com diferentes potenciais de produção de cana-de-açúcar. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 9, p. 1349-1358, . (08/07693-3, 09/05995-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Diego Silva. Suscetibilidade magnética para a estimativa de atributos do solo e mapeamento de áreas sob cultivo de cana-de-açúcar. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.