Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanobastões magnéticos baseados em FePt: síntese, caracterização e auto-organização visando aplicação em gravação magnética de ultra-alta densidade

Processo: 08/07568-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Laudemir Carlos Varanda
Beneficiário:Tiago Luis da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/07919-9 - Nanocristais magnéticos coloidais: obtenção de nanoesferas, nanofios e nanobastões auto-organizados e funcionalizados com macromoléculas para aplicação em gravação magnética avançada, biotecnologia e biomedicina, AP.JP
Assunto(s):Nanobastões   Química de materiais   Auto-organização   Nanopartículas magnéticas

Resumo

Nos últimos anos, nanopartículas de FePt em sistemas auto-organizados surgiram como um material importante para aplicações em armazenagem de informações, imãs permanentes de alta performance, biomedicina e catálise. O recozimento das NP sintetizadas na fase cúbica de face centrada (fcc) conduz a transformação para a fase tetragonal de face centrada (fct) resultando em sistemas com elevada coercividade atingindo valores de até 30 kOe. O alinhamento magnético de NP esféricas, entretanto, tem sido constantemente um problema para aplicação em sistemas de ultra-alta densidade de gravação (UHMR), pois os eixos de fácil magnetização das NP permanecem randomicamente orientados nas três direções. Trabalhos recentes sugerem que NP alongadas podem resultar na textura e no alinhamento magnético necessários para a sua utilização em sistemas de armazenagem de UHMR com possibilidade de armazenamento de terabits/in2. Desta forma, esse projeto, vinculado ao projeto Jovem Pesquisador (Proc. Fapesp 07/07919-9) "Nanocristais magnéticos coloidais: obtenção de nanoesferas, nanofios e nanobastões auto-organizados e funcionalizados com macromoléculas para aplicação em gravação magnética avançada, biotecnologia e biomedicina", propõe o desenvolvimento de novas metodologias para a obtenção de nanopartículas magnéticas metálicas com rigoroso controle de tamanho e de forma em sistemas monodispersos com morfologia variando de nanofios a nanobastões. As nanopartículas serão sintetizadas pelo processo poliol modificado e adequadamente auto-organizadas em duas e três dimensões. Adicionalmente diferentes metais serão utilizados na composição de ligas binárias e ternárias tais como: Fe, Co e Ni e seus efeitos sobre as propriedades magnéticas e cristaloquímicas dos nanobastões serão avaliados visando aplicação em tecnologia de armazenamento de UHMR.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, TIAGO LUIS; VARANDA, LAUDEMIR CARLOS. Perpendicularly self-oriented and shape-controlled L1(0)-FePt nanorods directly synthesized by a temperature-modulated process. NANO RESEARCH, v. 4, n. 7, p. 666-674, JUL 2011. Citações Web of Science: 10.
BECK, JR., WATSON; SOUZA, CAIO G. S.; SILVA, TIAGO L.; JAFELICCI, JR., MIGUEL; VARANDA, LAUDEMIR C. Formation Mechanism via a Heterocoagulation Approach of FePt Nanoparticles Using the Modified Polyol Process. Journal of Physical Chemistry C, v. 115, n. 21, p. 10475-10482, JUN 2 2011. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tiago Luis da. Nanobastões magnéticos baseados em FePt: síntese, caracterização e auto-organização visando aplicação em gravação magnética de ultra-alta densidade. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.