Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dè Schinus terebinthifolius, Anacardium humile E Macairea urundeuva N‚O controle dè formigas cortadeiras

Processo: 08/08170-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:João Batista Fernandes
Beneficiário:Liliane Nebo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58043-3 - Controle de formigas cortadeiras, estudos integrados, AP.TEM
Assunto(s):Formigas cortadeiras   Compostos organometálicos

Resumo

As formigas cortadeiras são conhecidas pelo poder de destruição de um grande número de espécies e pelo prejuízo econômico causado à agricultura. Elas se distribuem desde o sul dos Estados Unidos até a região central da Argentina, sendo o Brasil o país que possui o maior número de espécies de saúvas na América do Sul. Com a proibição do uso de inseticidas clorados, a procura por medidas de controle que causem menor impacto ambiental é de primordial importância, o que vem estimulando a busca de novos compostos inseticidas em plantas. Este projeto tem como objetivo principal: a busca de novos compostos inseticidas ou fungitóxicos, inibidores de pectinases para o controle de Atta sexdens rubropilosa e a obtenção de complexos organometálicos dos compostos ativos obtidos de plantas, para ampliação da atividade dos mesmos ou torná-los disponíveis no local de ação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEBO, LILIANE; VARELA, ROSA M.; MOLINILLO, JOSE M. G.; SEVERINO, VANESSA G. P.; SARRIA, ANDRE L. F.; CAZAL, CRISTIANE M.; DAS GRACAS FERNANDES, MARIA FATIMA; FERNANDES, JOAO B.; MACIAS, FRANCISCO A. Phytotoxicity of Triterpenes and Limonoids from the Rutaceae and Meliaceae. 5 alpha,6 beta,8 alpha,12 alpha-Tetrahydro-28-norisotoonafolin - a Potent Phytotoxin from Toona ciliata. NATURAL PRODUCT COMMUNICATIONS, v. 10, n. 1, p. 17-20, JAN 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.