Busca avançada
Ano de início
Entree

Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia

Processo: 08/07928-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cibelle Celestino Silva
Beneficiário:Alexandre Bagdonas Henrique
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmologia (astronomia)   História da ciência   Ensino   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosmologia | Ensino de Física | formação de professores | história e filosofia da ciência | natureza da ciência | temas estruturadores | Ensino de Física

Resumo

Esta proposta visa estudar aspectos da história da cosmologia no século XX, quando os estudos cosmológicos foram impulsionados por importantes desenvolvimentos da astronomia observacional e por novas teorias físicas. A partir dos episódios escolhidos serão desenvolvidas duas atividades didáticas, na forma de estudo de caso, para que a Natureza da Ciência seja discutida de forma explícita ao longo do tema estruturador "Universo, Terra e vida" dos PCN+. No caso particular desta pesquisa, aplicaremos e avaliaremos as atividades na disciplina Prática de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, ministrado pela orientadora desta proposta. Para desenvolvê-la, o proponente estudará algumas das principais interpretações filosóficas aceitas atualmente sobre a natureza do conhecimento científico, bem como estudos históricos acerca do desenvolvimento das principais teorias cosmológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAGDONAS, ALEXANDRE; SILVA, CIBELLE CELESTINO. Enhancing Teachers' Awareness About Relations Between Science and Religion. SCIENCE & EDUCATION, v. 24, n. 9-10, p. 1173-1199, . (08/07928-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENRIQUE, Alexandre Bagdonas. Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.