Busca avançada
Ano de início
Entree

Autoridade da ciência e Educação: o papel da educação científica na desmistificação da ciência

Processo: 08/07962-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joao Zanetic
Beneficiário:Leandro Daros Gama
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Epistemologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Epistemologia | Ensino de Física

Resumo

O conhecimento científico goza de autoridade, ou seja, de confiança em seu discurso, mesmo por parte de leigos que pouco conhecem sobre a construção da ciência. No caso desse público leigo, muitas vezes a autoridade (entendida aqui como o valor ou o merecimento de confiança, que não deve ser confundida com autoritarismo) da ciência está associada à mistificação da mesma. Se o papel da ciência é elucidar, a manutenção dessa mistificação da ciência vai ao encontro desse objetivo. A educação científica encontra aí, portanto, um importante desafio.Pretendemos, baseados na concepção de educação libertadora de Paulo Freire, e no pluralismo de teorias apontado pela epistemologia de Paul Feyerabend, apresentar a Cosmologia física atual como "tema gerador" para discussões, nos ensinos médio e superior, sobre a natureza dinâmica da ciência, salientando sua construção histórica que fica evidenciada pela vasta gama de questões ainda em aberto nas recentes pesquisas cosmológicas, e muito difundidas em meios de divulgação científica, questões como a origem do universo, a natureza da matéria escura e a constante cosmológica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAMA, Leandro Daros. Autoridade da ciência e educação: abrindo caixas pretas com a problematização de discursos da mídia e temas da física. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.