Busca avançada
Ano de início
Entree

A avaliação ambiental estratégica aplicada ao estudo de biodiversidade - estudo de caso brotas - sp.

Processo: 08/08816-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Marini Pereira de Souza
Beneficiário:Cíntia Camila Silva Angelieri
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Avaliação ambiental estratégica   Avaliação de impacto ambiental   Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Ambiental Estratégica | Avaliação de Impacto Ambiental | Biodiversidade | Zoneamento Ambiental em Brotas | Avaliação de Impacto Ambiental

Resumo

O Brasil possui grandes áreas de grande diversidade ecossistêmica ainda não devastadas, porém extremamente ameaçadas de devastação, tendo papel chave na conservação da biodiversidade mundial e necessitando de políticas públicas direcionadas à avaliação ambiental e à conservação de biodiversidade. A perda de hábitat e a fragmentação dos mesmos podem conduzir a impactos negativos significativos na biodiversidade. Por outro lado, os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente existentes, como a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) aplicada a projetos, não têm sido efetiva para considerações ecológicas e de biodiversidade. Contudo, a possibilidade de aplicação da avaliação ambiental estratégica (AAE) de políticas, planos ou programas deve ser analisada na possibilidade de inserir o fator "biodiversidade" ao processo de tomada de decisão. Afinal, a AAE pode abordar temas mais amplos e fundamentais, oferecer soluções, alternativas, cenários ou locais para tipos diferentes de atividades, antecipar a identificação de ameaças e oportunidades para a biodiversidade e oferecer oportunidade para a temática biodiversidade se inserir e até influenciar o planejamento das decisões e terem suas necessidades e aspirações levadas em conta. As modelagem e visualização dos cenários permitem predições qualitativas, em alguns casos quantitativas, e espaciais dos impactos nos componentes de biodiversidade e avaliação das relações entre fatores econômicos, ambientais e sociais por espaço e tempo. Este trabalho propõe construir um arcabouço teórico conceitual e aplicá-lo no município de Brotas por intermédio do Projeto de Política Pública Municipal em curso, permitindo concluir sobre o seu estudo, adequação e compatibilidade com a realidade local.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANGELIERI, Cíntia Camila Silva. Biodiversidade e planejamento de uso e ocupação do solo: estudo de caso Brotas/SP. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.