Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação das propriedades dos polímeros comerciais de SBR e NBR a partir da incorporação de nanopartículas sintéticas funcionalizadas

Processo: 08/09697-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Tatiane Moraes Arantes
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocompósitos   Copolímeros   Látex

Resumo

Este PROJETO foi elaborado para ser desenvolvido nos próximos 36 meses como parte fundamental do CURSO DE DOUTORADO de Tatiane Moraes Arantes, mestranda em Química na área de concentração de Físico-química, pelo Programa de Pós-graduação em Química do Departamento de Química da UFSCar-Universidade Federal de São Carlos, com data de defesa prevista para 01 de fevereiro de 2009. O tema deste PROJETO é a síntese, desenvolvimento e caracterização de novos materiais nanocompósitos obtidos a partir da incorporação de nanopartículas sintéticas em matrizes poliméricas de SBR e NBR comerciais Serão empregadas duas classes de nanopartículas, as esféricas de SiO2, que sintetizadas pelo método de Stober, e as lamelares da classe das esmectitas, que poderão ser adquiridas comercialmente (laponita). Estas nanopartículas serão funcionalizadas com agentes de acoplamento silanos (obtidos a partir de triclorosilanos ou trialcooxidosilanos) com diferentes grupos funcionais para compatibilização com as cadeias das matrizes poliméricas. A incorporação destas nanopartículas nas matrizes poliméricas de SBR ou NBR será realizada a partir da preparação de uma mistura coloidal de nanopartículas e dos polímeros comerciais adquiridos na forma de látex. Serão incorporados agentes de formação de radicais para a reticulação das cadeias e incorporação das nanopartículas covelentemente na rede polimérica. Espera-se que as nanopartículas alterem as propriedades dos materiais poliméricos resultando em novos materiais nanocompósitos que exibam maior resistência química e melhor resistência à fadiga e com isso, espera-se agregar valor comercial a uma série de compostos considerados "commodities" pelo mercado, que de outra maneira não poderiam ser aplicados em novas funções ou na fabricação de novos dispositivos. Os trabalhos experimentais serão conduzidos prioritariamente no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica, do Departamento de Química da UFSCar (LIEC/DQ-UFSCar) com recursos dos projetos CNPq 555644-2006-5 e FAPESP 07/58891-2, com apoio do CEPID/CMDMC FAPESP 98/14324-0, mas também estão previstos trabalhos que envolvam a infraestrutura instrumental do Departamento de Química da UFSCar (São Carlos) e do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar (LCE-laboratório de caracterização de estruturas) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, TATIANE M.; PINTO, ALEXANDRE H.; LEITE, EDSON R.; LONGO, ELSON; CAMARGO, EMERSON R. Synthesis and optimization of colloidal silica nanoparticles and their functionalization with methacrylic acid. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 415, p. 209-217, DEC 5 2012. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.