Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eficácia da câmera hiperbárica (HBO) no tratamento de Pseudomonas aeruginosa nos modelos in vitro e murino

Processo: 09/01817-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Selma Giorgio
Beneficiário:Flávia Luna Lima
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Queimaduras   Pseudomonas aeruginosa   Oxigenação hiperbárica   Macrófagos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Macrófagos | modelo murino | Oxigenação Hiperbárica | Pseudomonas aeruginosa | Queimaduras | Tratamento de Pseudomonas aeruginosa

Resumo

Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) é um dos principais patógenos oportunistas responsáveis pelas infecções nosocomiais. Sobrevivem aos mais variados ambientes e são clinicamente isoladas de feridas, infecções no trato urinário e queimaduras. As queimaduras apresentam microáreas de hipóxia, que diminuem e alteram os efeitos dos medicamentos utilizados nestas regiões. Desta maneira, linhagens multiresistentes deste patógeno infectam e sobrevivem nestas áreas, sendo a segunda maior causa de infecção e a principal causa de morte nestes pacientes. Assim, torna-se imprescindível descobrir um tratamento que seja eficaz tanto no combate do patógeno, como na regeneração do tecido destruído. Dentre todas as metodologias testadas, uma das mais promissoras é a terapia com oxigenação hiperbárica (HBO), uma vez que, promove a regeneração tecidual pela formação de novos vasos e, também, apresenta propriedades bacteriostáticas e bactericidas. Porém, os mecanismos envolvidos na ação desta nova forma de tratamento ainda não foram totalmente esclarecidos e os resultados obtidos in vitro muitas vezes não corroboram com os resultados obtidos in vivo. Este projeto tem como principais objetivos: 1) avaliar os efeitos da HBO sobre macrófagos peritoneais de camundongos queimados, analisando a fagocitose, o número de bactérias viáveis e as alterações na morfologia das células; 2) estudar a morfologia celular bacteriana e expressão total de proteínas pós-tratamento com HBO e HBO + antibioticoterápico (imipenem) e 3) avaliar in vivo, a sobrevida e a carga de bactérias de camundongos queimados e infectados com P. aeruginosa, pós-tratamento com HBO e HBO + imipenem, estabelecendo desta maneira, um novo tratamento de queimaduras infectadas por esta bactéria.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Flávia Luna. Estudo da ação da oxigenação hiperbárica em Pseudomonas aeruginosa.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.