Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Citogenética e Molecular de Trabalhadores Intoxicados por Benzeno.

Processo: 09/01862-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Gilka Jorge Figaro Gattas
Beneficiário:Deise Nascimento Crispim dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia mieloide aguda   Benzeno   Polimorfismo genético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:benzeno | leucemia mielóide aguda | Polimorfismos Genéticos | Testes Citogenéticos | Translocações cromossômicas | Citogenética, FISH, Biologia Molecular

Resumo

O Benzeno é um composto orgânico volátil (COV) do petróleo, utilizado como solvente em laboratórios químicos (analíticos e de sínteses), como matéria prima nas indústrias químicas, e, encontrado nos parques petroquímicos, de refino de petróleo, nas companhias siderúrgicas, nas usinas de álcool anidro, na gasolina e na fumaça do cigarro. A exposição ao benzeno tem sido associada ao aumento do risco de se desenvolver leucemia mielóide aguda, anemia aplástica e síndromes mielodisplásicas. Uma variedade de aberrações cromossômicas específicas, incluindo a trissomia dos cromossomos 8 e 21 e, também translocações entre esses dois cromossomos, são comumente encontradas em pacientes com leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas. Considerando-se que há uma pequena parcela da população exposta ao benzeno no ambiente ocupacional, e que a população em geral está exposta diariamente ao benzeno, já que ele é um contaminante ambiental, podemos sugerir que a introdução de biomarcadores de susceptibilidade e de efeito precoce seja relevante para auxiliar na identificação de danos causados no DNA que possam ser preditivos de câncer. O presente trabalho tem como objetivos analisar os possíveis efeitos genotóxicos decorrentes da exposição ocupacional ao benzeno em linfócitos do sangue periférico de trabalhadores, por meio dos testes citogenéticos (biomarcadores de efeito), assim como avaliar a freqüência de polimorfismos em genes de metabolização de xenobióticos (CYP2E1, NQO1, GSTT1 e MPO) a fim de compará-los aos possíveis danos genotóxicos (biomarcadores de susceptibilidade) e, ainda realizar uma comparação entre os dados clínicos e ocupacionais com os biomarcadores identificados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Deise Nascimento Crispim dos. Avaliação citogenética e molecular de trabalhadores intoxicados pelo benzeno. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.