Busca avançada
Ano de início
Entree

Chaminé solar como elemento indutor de ventilação natural em edificações

Processo: 09/02045-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maurício Roriz
Beneficiário:Leticia de Oliveira Neves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura bioclimática   Ventilação natural   Conforto térmico   Conforto ambiental

Resumo

A necessidade de redução do consumo energético de edificações vem contribuindo para o aumento na procura por estratégias de condicionamento térmico passivo, em detrimento de sistemas mecânicos de climatização. Uma das principais estratégias de resfriamento passivo é a ventilação natural, que pode ocorrer tanto pela ação direta dos ventos (ventilação cruzada) como por diferenças de temperatura e pressão entre as aberturas de entrada e saída do ar (efeito chaminé). A segunda alternativa é mais eficaz em situações onde não há vento externo disponível, como ocorre no interior da malha urbana, por exemplo, onde os obstáculos podem bloquear os ventos. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações térreas, localizadas nas diferentes zonas bioclimáticas brasileiras. Serão construídos dois modelos físicos, um constituído de chaminé vertical convencional e outro de chaminé solar inclinada, para monitoramento de variáveis climáticas (etapa financiada por Projeto de Auxílio à Pesquisa FAPESP, processo nº 08/56600-8). Os dados obtidos nas medições experimentais serão comparados com valores calculados por meio de simulações computacionais, a serem realizadas através dos softwares Ecotect e EnergyPlus. Após aferido, o modelo será simulado para cidades representativas das oito zonas bioclimáticas brasileiras (ABNT, 2003), visando analisar o potencial para conforto proporcionado pela chaminé solar em edificações submetidas a climas característicos do Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, LETICIA DE OLIVEIRA; DA SILVA, FERNANDO MARQUES. Simulation and measurements of wind interference on a solar chimney performance. JOURNAL OF WIND ENGINEERING AND INDUSTRIAL AERODYNAMICS, v. 179, p. 135-145, AUG 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Leticia de Oliveira. Chaminé solar como elemento indutor de ventilação natural em edificações. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.