Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa dos proteomas de mangas nos estágios pré-climatérico e climatérico e identificação de proteínas com variação de expressão

Processo: 09/02658-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:João Roberto Oliveira do Nascimento
Beneficiário:Jonathan de Magalhães Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteoma   Amadurecimento   Eletroforese em gel bidimensional   Manga   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amadurecimento | eletroforese bidimensional | expressão gênica | manga | Proteoma | Bioquímica e Biologia Molecular aplicada à Pós-colheita

Resumo

Durante o amadurecimento, as frutas adquirem características que as tornam adequadas para o consumo, como conseqüência de alterações metabólicas dependentes, em larga medida, da expressão de genes específicos. Assim, uma melhor compreensão da relação entre a expressão gênica e os atributos de qualidade pode contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de conservação e desenvolvimento de novas variedades. Uma vez que as proteínas são os elementos efetores da expressão gênica, a análise de proteomas pode auxiliar na identificação de pontos de controle do metabolismo e determinantes para a qualidade desses alimentos. Assim, o objetivo do projeto é identificar 'spots' de proteínas diferentemente expressas durante o amadurecimento a partir dos mapas 2D-PAGE das polpas de mangas (Mangifera indica) da cultivar 'Keitt' nos estádios pré-climatérico e climatérico. Para isso, as proteínas das polpas de mangas nos dois estádios de maturação serão extraídas com método baseado no uso de fenol, separadas por focalização isoelétrica em tiras de gradiente de pH imobilizado e, a seguir, na segunda dimensão, separadas por SDS-PAGE. Por meio de software de análise de imagem as proteínas dos géis, representadas por 'spots', serão quantificadas e aquelas com diferença significativa de expressão serão removidas dos géis e seqüenciadas por espectrometria de massas. A provável identidade das proteínas de interesse será obtida por comparação com bancos de dados. Espera-se que essa análise resulte na identificação de proteínas potencialmente associadas com a instalação e controle do amadurecimento e com a qualidade sensorial ou nutricional dessa fruta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, JONATHAN DE MAGALHAES; TOLEDO, TATIANA TORRES; NOGUEIRA, SILVIA BESERRA; CORDENUNSI, BEATRIZ ROSANA; LAJOLO, FRANCO MARIA; OLIVEIRA DO NASCIMENTO, JOAO ROBERTO. 2D-DIGE analysis of mango (Mangifera indica L.) fruit reveals major proteomic changes associated with ripening. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 75, n. 11, p. 3331-3341, . (09/02658-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Jonathan de Magalhães. Análise diferencial do proteoma da polpa de manga (Mangifera indica L.) e identificação de proteínas com variação de abundância durante o amadurecimento pós-colheita. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.