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As noções sobre a linguagem escrita da criança com Síndrome de Down: (Re)significação pedagógica para a Educação Infantil

Processo: 09/03086-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Beneficiário:Ingrid Anelise Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação especial   Síndrome de Down   Linguagem escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Linguagem escrita | Sindrome de Down | Educação Especial

Resumo

Atualmente a Educação Infantil tem caráter educacional prevendo atendimento para todas as crianças. Neste contexto, inserem-se as crianças com Síndrome de Down. Na etapa final da Educação Infantil a atividade principal da criança pode sofrer transformações paulatinas do brincar para o estudo, dentre outros, da linguagem escrita. Essa forma de linguagem, conforme os postulados da Teoria Histórico-Cultural, tem um curso histórico, e antes mesmo de ser expressa em sua forma convencional, começa a ser apropriada pela criança nas atividades simbólicas. Porém, observamos atualmente uma compreensão que sintetiza a linguagem escrita nas formas consideradas mais próximas às convenções dessa linguagem, como a decodificação e o grafismo de letras. Essa compreensão, por vezes, restringe a atividade pedagógica que envolve a linguagem escrita quando destinada à criança com Síndrome de Down que participa da Educação Infantil, pois se compreende que enquanto essa criança não apresenta elementos que indiquem as noções esperadas sobre a linguagem, não há possibilidades de trabalho com a mesma. Diante desta problemática, no presente projeto temos como objetivo descrever e analisar as noções sobre linguagem escrita que podem ser apresentadas pela criança com Síndrome de Down que participa da Educação Infantil. Os dados serão coletados mediante atuação direta da pesquisadora em Atendimento Pedagógico de Suporte com crianças que apresentam Síndrome de Down e estão regularmente matriculadas na Educação Infantil. Os resultados da coleta de dados serão analisados através da abordagem microgenética.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Ingrid Anelise. Os sentidos atribuídos à escrita por uma criança pequena com Síndrome de Down: um estudo a partir de atuação pedagógica na educação infantil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.