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Diversidade funcional e funcionamento da comunidade: teste em uma área de cerrado

Processo: 09/03469-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marco Antônio Portugal Luttembarck Batalha
Beneficiário:Juliana Ribeirão de Freitas
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Savana   Diversidade funcional   Ecologia de comunidades   Cerrado   Ciclagem de nutrientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerrado | ciclagem de nutrientes | diversidade funcional | funcionamento de comunidades | savana | Ecologia de comunidades

Resumo

A diversidade biológica pode influenciar o funcionamento das comunidades, alterando a extensão da complementariedade no uso de recursos pelas espécies. Espera-se que comunidades com maiores valores de diversidade funcional operem melhor. Medidas como a riqueza de espécies, que não incorporam as diferenças funcionais das espécies, tendem a prever fracamente o funcionamento das comunidades. A "FD" (do inglês, functional diversity) é uma medida contínua de diversidade funcional que estima a complementaridade no uso de recursos baseada em traços funcionais das espécies. Diferenças maiores entre os valores das características das espécies representam maior complementaridade e, portanto, maior FD. A decomposição da serapilheira é um processo importante no funcionamento das comunidades, pois se relaciona com o fluxo de nutrientes disponíveis para as plantas no solo e a liberação de carbono para a atmosfera. O objetivo deste projeto é testar, em uma área de cerrado, se existe uma relação entre diversidade funcional do componente arbustivo-arbóreo e o funcionamento das comunidades, utilizando como descritor deste a decomposição da serapilheira. Esperamos que a taxa de decomposição e a diversidade funcional estejam correlacionadas positivamente, mesmo levando-se em conta eventuais diferenças nas características edáficas.

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