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Comparação entre três escalas de mensuração do efeito país de origem: um estudo com os consumidores ingleses em relação às frutas frescas brasileiras

Processo: 09/04506-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Isadora Bacha Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Mensuração   Escalas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:efeito país de origem | Escalas | frutas frescas | Imagem de país | Mensuração | Marketing

Resumo

Estudos a respeito do efeito país de origem podem proporcionar informações de valor estratégico para empresas exportarem seus produtos. Mesmo tendo já sido produzidos muitos artigos a respeito do assunto mundialmente, o Brasil foi foco de poucos trabalhos sobre o efeito país de origem, apesar de ser o detentor do maior saldo da balança comercial agrícola do mundo. Neste contexto, o presente projeto pretende identificar as diferenças e semelhanças entre três diferentes escalas de mensuração do efeito país de origem, considerando os consumidores ingleses de frutas frescas brasileiras, uma vez que um instrumento para medir a magnitude do efeito país de origem pode ser de grande utilidade tanto para pesquisadores quanto para praticantes na área de marketing. Como poucas tentativas foram feitas para construir um instrumento de medida integrado para avaliar os diferentes aspectos do efeito país de origem, a pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento das mensurações deste construto. Serão aplicadas e comparadas as escalas de mensuração de Han, de Pisharodi e Parameswaran e Nebenzahl, Jaffe e Usunier. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se por ser descritivo, com a utilização do método do levantamento para comparar as vantagens e desvantagens de cada escala, analisando e comparando os resultados acerca da imagem do Brasil e da magnitude do efeito país de origem para as frutas frescas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Isadora Bacha. Comparação entre duas escalas de mensuração do construto imagem de país: um estudo com os consumidores ingleses em relação ao Brasil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.