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A constituição do enunciado nas provas do ENEM e ENADE: uma análise dos aspectos semiológicos da relação língua-imagem sob a ótica dos estudos do discurso

Processo: 09/04140-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Vanice Maria Oliveira Sargentini
Beneficiário:Jocenilson Ribeiro dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Semiologia   Enunciados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Enem e Enade | enunciado | Imagem | língua | Semiologia | Análise do discurso

Resumo

Este projeto foi elaborado buscando conhecer os mecanismos de instituição do enunciado em exames de avaliação nacional a partir da relação língua-imagem. O corpus de análise será constituído por provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nas edições dos compreendidos entre 2004 e 2008. O objetivo é entender quais pressupostos teóricos estão envolvidos, a freqüência de ocorrência de questões que apresentam imagens e, mediante conceitos propostos no interior dos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, avaliar a pertinência de proposição de análise a partir dos quadros teóricos dos estudos do discurso. A pesquisa terá como suporte teórico as discussões traçadas pelos filósofos Pêcheux e Foucault no que tange aos conceitos de discurso, enunciado, arqueologia e formação discursiva, além de língua e imagem. Como procedimento metodológico, adotaremos o estudo bibliográfico seguido de seleção do corpus de análise. Serão destacadas desta seleção as questões que envolvem as multimodalidades de linguagem adotadas nestes exames nacionais. A partir desse estudo, pretendemos avaliar como as reflexões língua-imagem podem ser gestadas no quadro teórico da análise do discurso e contribuir para os estudos do discurso que, sob novos regimes de discursividade, exigem a análise de novas materialidades discursivas. (AU)

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