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Fadiga e corrosão sob tensão no aço inoxidável Custom 465 de aplicação aeronáutica.

Processo: 09/04699-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Beneficiário:Rafael Gustavo Bonora
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fadiga | Caracterização de materiais metálicos (Aço)

Resumo

Quando se estuda materiais para aplicação aeronáutica estrutural como em caso de componentes de trem de pouso, deve-se considerar que os mesmos serão submetidos à carregamentos cíclicos, portanto um parâmetro importante para projetos é a fadiga. Considerando ainda o trem de pouso em operação, o estudo da corrosão é fundamental principalmente quando se pretende utilizar novos materiais.Atualmente, materiais de alta resistência mecânica, principalmente o aço AISI 4340, são utilizados em diversos componentes do trem-de-pouso. Devido à necessidade de alta resistência ao desgaste e à corrosão, os componentes são geralmente revestidos por cromo duro ou cádmio. Estes tratamentos produzem resíduos, como o Cr+6, por exemplo, gerado após a aplicação dos revestimentos de cromo duro que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.Este projeto tem origem na necessidade da indústria aeronáutica nacional em reduzir o uso de materiais revestidos com cromo ou cádmio eletrodepositado, assim a ELEB/EMBRAER propôs o estudo de um material alternativo ao aço AISI 4340 revestido por cádmio ou cromo, de uso aeronáutico e de alta resistência mecânica. Como material alternativo foi escolhido o aço inoxidável Custom 465 também de uso aeronáutico e de excelente resistência mecânica. Para esse aço, não é necessária a aplicação de nenhum revestimento visando a proteção contra a corrosão. Sendo assim, o aço inox Custom 465 será tratado termicamente com o intuito de obter um material completamente solubilizado.Considerando os esforços sofridos pelos componentes de trem de pouso produzidos em aço AISI 4340 no trem de pouso, neste trabalho o aço inox Custom 465 será ensaiado em fadiga axial e corrosão sob tensão. A intenção é comparar o comportamento do Custom 465 com o do aço AISI 4340 cadmizado, material estudado intensamente pelo grupo de pesquisa. Serão também realizadas microscopias ópticas para análise microestrutural e eletrônica de varredura para análise fractográfica.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONORA, Rafael Gustavo. Fadiga e corrosão de aço inoxidável Custom 465 de aplicação aeronaútica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.