Busca avançada
Ano de início
Entree

Alinhamento da gestão ambiental com a Estratégia Empresarial em pequenas e médias empresas: estudo de casos do setor metal-mecânico da região Central do Estado de São Paulo

Processo: 09/05017-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Paulo Sérgio Martins
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pequenas e médias empresas   Gestão ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estratégia ambiental | Estratégia Empresarial | Gestão Ambiental | Pequenas e médias empresas | Administração de Pequenas Empresas

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é identificar os fatores contingenciais para o desenvolvimento e alinhamento das atividades de gestão ambiental com a estratégia empresarial em pequenas e médias empresas. Como objetivos específicos, pretende-se: 1) verificar o uso das práticas ambientais pelas pequenas e médias empresas; 2) avaliar a existência e subordinação das práticas ambientais a uma estratégia ambiental; 3) identificar as especificidades relevantes da pequena empresa; 4) classificar as características específicas das pequenas empresas em favoráveis, neutras ou desfavoráveis à adoção da gestão ambiental; 5) identificar o grau de formalização da estratégia empresarial; 6) verificar a relação entre gestão ambiental e estratégia empresarial das pequenas e médias empresas.A gestão ambiental corresponde ao conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro. Desde os anos 1990, acadêmicos e profissionais têm demonstrado que as atividades de gestão ambiental são urgentes para o planeta e boas para a reputação empresarial e desempenho financeiro das empresas.Para solucionar o problema da pesquisa e atingir o objetivo proposto, será realizada uma pesquisa qualitativa de fim exploratório, delineada como estudo de casos múltiplos. Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados serão: (a) a observação direta; (b) entrevistas semi-estruturas; (c) planilhas semi-estruturadas para a coleta de dados documentais das empresas selecionadas; e (d) diário de campo. Ao final da pesquisa, espera-se identificar os fatores contingenciais que influenciam no desenvolvimento e alinhamento das atividades de gestão ambiental com a estratégia empresarial em PMEs, contribuindo com a difusão de estratégias e práticas ambientais nesse segmento empresarial e, abrindo espaço para pesquisa futura (doutorado) que busque construir um roteiro de planejamento ambiental em PMEs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Paulo Sérgio. Alinhamento da gestão ambiental com a estratégia empresarial em pequenas empresas: estudo de casos no setor metal-mecânico da região central do Estado de São Paulo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.