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Um estudo sobre a prática de jogos de regras e o desenvolvimento do juízo moral em crianças com queixa de indisciplina

Processo: 09/05528-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Ana Paula Sthel Caiado
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento moral infantil | Epistemologia Genética | jogos de regras | Psicologia

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a influência da prática de jogos de regras sobre o desenvolvimento moral infantil. De acordo com a abordagem psicogenética, o jogo ao possibilitar a livre construção do conhecimento e estimular trocas sociais cooperativas, acaba por favorecer a superação do egocentrismo moral e intelectual, aspecto este indispensável à construção de juízos morais autônomos. Participarão da pesquisa um grupo de crianças com idades entre 05 e 06 anos e outro grupo com crianças de 10 a 12 anos. Ambos os grupos terão doze componentes, que serão divididos em três subgrupos com quatro componentes cada, sendo dois experimentais e um controle. Os dados serão coletados em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Nas fases de pré e pós-teste as crianças serão avaliadas em dois níveis: o do desenvolvimento do juízo moral e o da tomada de perspectiva social, para tanto serão realizadas entrevistas clínicas contendo historias-dilemas e situações-problemas. O procedimento de intervenção consistirá na realização de três sessões com cada um dos jogos de regras selecionado para a pesquisa (bola de gude, jogo da memória, pega-varetas, jogo de percurso em tabuleiro). Em um dos grupos experimentais as crianças jogarão conforme instruções da pesquisadora e no outro poderão acordar entre si as regras do jogo. As sessões serão filmadas para posterior análise das atitudes adotadas pelos sujeitos, principalmente aquelas de caráter mais social como, por exemplo, capacidade interativa, compreensão e obediência às regras, consideração da perspectiva alheia, interajuda, troca de idéias, realização de acordos consensuais, resolução de conflitos, tomadas de decisão, emissão de julgamentos, entre outras. A sistematização de todo o material coletado embora possa contar vez ou outra com quantificação dos dados, será de sobremaneira qualitativa.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAIADO, Ana Paula Sthel. A regra em jogo: um estudo sobre a prática de jogos de regras e o desenvolvimento moral infantil. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.