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Crianças caiçaras e o meio ambiente: perspectivas e relações.

Processo: 09/06514-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Sant'Ana Diegues
Beneficiário:Bárbara Elisa Pereira
Instituição Sede: Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Educação   Meio ambiente   Ciência ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | Cultura caiçara | Educação | Meio Ambiente | Ciência Ambiental

Resumo

A região abrangida pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba demais e Unidades de Conservação (UC's) nela contida, apresenta aspectos peculiares e intrigantes. Além de ser um dos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa, o habitat de inúmeras espécies endêmicas ameaçadas de extinção e abrigar sítios arqueológicos, a região também concentra populações tradicionais caiçaras. Existem diversas discussões e estudos relacionados à presença caiçara na região, sendo que muitos a apontam como responsável da conservação da mesma. Inserido neste contexto, o presente projeto de pesquisa aborda as relações e perspectivas existentes entre as crianças caiçaras do litoral norte do Paraná e o meio ambiente no qual estão inseridas. Para contemplar este estudo, pretende-se caracterizar o universo físico e cultural que cerca o infantil caiçara, com ênfase nos aspectos relacionados aos recursos naturais, assim como observar o processo de socialização das crianças em questão e identificar a influência da natureza no cotidiano das mesmas, através da utilização de subsídios dos processos educativos e socializadores, juntamente com as teorias cognitivas. Acredita-se que, por estas crianças permanecerem em contato direto com o meio ambiente, ele não é percebido como algo exterior a elas, pois as crianças se enxergam como parte da natureza, a qual conseqüentemente passa a estar envolvida na cultura e cotidiano das mesmas. O desenvolvimento desta pesquisa poderá apontar novos conhecimentos acerca da cultura caiçara presente nas crianças e indicar caminhos para que a mesma seja implementada no currículo da educação formal das escolas das comunidades. Do mesmo modo, contribuirá para discussões acerca das possíveis razões pelas quais as regiões florestais nas quais habitam as populações caiçaras continuam preservadas, mesmo depois de séculos de existência dessas comunidades nos locais e da fragilidade do ecossistema.

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