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Avaliação do desenvolvimento infantil em Programas de Saúde da Família.

Processo: 09/06609-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Rossito Aiello
Beneficiário:Ana Regina Lucato Sigolo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:instrumento de avaliação | relato dos pais | triagem do desenvolvimento | Prevenção de deficiências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar um instrumento de triagem de desenvolvimento na literatura, baseado no relato dos pais, de modo a identificar possíveis sinais de risco para o desenvolvimento; verificar se há discrepâncias entre os resultados obtidos a partir da aplicação do instrumento de triagem com os responsáveis e as informações registradas pelos médicos nos prontuários das crianças pós-atendimento anterior e posterior ao conhecimento do médico deste instrumento; avaliar, junto aos médicos do PSF, a contribuição de se introduzir uma avaliação de desenvolvimento baseada no relato dos pais para identificação de sinais de risco no desenvolvimento. Participarão desta pesquisa cinco médicos, 120 crianças e 60 pais/responsáveis de crianças de zero a dois anos atendidas em Unidades do Programa de Saúde da Família. Na etapa 1 será realizada a seleção de um instrumento existente na literatura para triagem do desenvolvimento infantil por meio de pesquisa documental. As etapas 2 e 3 consistirão na análise de prontuários de 12 crianças atendidas em cada Unidade (no total de cinco) em um período anterior e posterior (respectivamente) do conhecimento dos objetivos da pesquisa pelos médicos. A etapa 4 consistirá na aplicação do instrumento nos pais/responsáveis de 12 crianças atendidas em cada Unidade antes da consulta médica, cujo resultado obtido nesse instrumento será cotejado com a avaliação realizada pelo médico durante a consulta. Na etapa 5 será realizada uma entrevista com os médicos com a finalidade de avaliar a eficácia do instrumento. Serão realizadas análises quantitativa e qualitativa dos resultados. Espera-se com isso verificar a utilidade dessa prática nas Unidades de Saúde da Família e assim contribuir para a detecção precoce de atrasos de desenvolvimento infantil na rede de saúde pública.

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