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Efeitos de relatos de sentimentos em supervisão sobre o desempenho em sessão do terapeuta analítico-comportamental

Processo: 09/07067-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Beatriz Meyer
Beneficiário:Marcia Kameyama
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamentos do terapeuta | contingências aversivas em sessão | relatos de sentimentos | Supervisão | Práticas clínicas psicológicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções

Resumo

A importância dos sentimentos do terapeuta como pistas para entender a problemática do cliente tem sido reconhecida por diversos autores. Os sentimentos são difíceis de serem discriminados e controlados, entretanto, os sentimentos são mais facilmente percebidos que as contingências que os produzem. A supervisão seria o lugar apropriado para trabalhar a discriminação de sentimentos produzidos por interações aversivas com clientes e adquirir novos repertórios que ajudem o terapeuta a responder diferencialmente a eles. O objetivo deste estudo é verificar se há alterações nos comportamentos abertos do terapeuta em sessão quando este relata sentimentos negativos em supervisão e uma análise de contingências é feita tendo como informação relevante este sentimento relatado. Neste sentido, espera-se que o terapeuta apresente comportamentos que sejam mais favoráveis ao andamento da sessão, uma vez que passa a conhecer os controles ambientais de seus sentimentos em sessão, já que os sentimentos e as ações do terapeuta são produtos das mesmas contingências. Serão filmadas sessões de quatro terapeutas analítico-comportamentais e seus clientes que apresentarem comportamentos aversivos e as supervisões referentes a essas sessões. O terapeuta responderá a um questionário pós-sessão durante todo o período de coleta de dados com os objetivos de identificar se alguma situação aversiva ocorreu ou não, e aumentar a probabilidade de que o terapeuta possa descrever a situação aversiva em supervisão com maior precisão. Dos dados coletados serão avaliadas as categorias de comportamento do terapeuta frente a comportamentos aversivos do cliente e realizada uma análise seqüencial entre as díades: comportamentos aversivos do cliente e comportamentos do terapeuta e comportamentos do terapeuta e comportamento subseqüente do cliente. Estas díades serão divididas em três grupos segundo as variáveis de controle do comportamento do terapeuta: comportamento do terapeuta controlado por contingências aversivas, comportamento do terapeuta controlado por regra e comportamento do terapeuta controlado por contingências neutras. O objetivo da análise seqüencial será investigar padrões probabilísticos e relações de interdependência entre os comportamentos de cliente e terapeuta por grupo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAMEYAMA, Marcia. Intervenções sobre comportamentos de clientes que produzem sentimentos negativos no terapeuta. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.