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As relações entre escola e trabalho: a dimensão subjetiva da instituição escolar em diferentes classes sociais

Processo: 09/52233-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luci Banks Leite
Beneficiário:Eduardo Caliendo Marchesan
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Expectativas   Trabalho   Escolas   Profissionalização   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dimensao Subjetiva | Formacao | Instituicao Escolar | Subjetividade | Trabalho

Resumo

Esta pesquisa pretende estudar a relação entre a instituição escolar e o trabalho a partir da visão de estudantes concluintes do ensino médio. A hipótese aqui levantada é a de que a expectativa dos jovens acerca da profissionalização é um dos elementos que constitui os sentidos acerca da função da escola como instituição social e do caráter formativo que ela carrega. Além disso, pode-se dizer que expectativas diversas sobre a profissionalização irão aparecer em classes sociais diferentes, o que produz mudanças na maneira como a instituição escolar aparece significada em cada um destes grupos. Deste modo, buscaremos os sentidos construídos acerca da relação entre a escola enquanto instituição social e o trabalho em diferentes classes sociais, procurando realizar uma comparação entre os diferentes grupos estudados. "Sentido", aqui, é tomado como uma categoria teórica nos termos propostos por Vigotski. Esta pesquisa está ancorada na perspectiva histórico-cultural em psicologia, e parte das produções subjetivas dos estudantes do ensino médio para promover uma compreensão do fenômeno descrito. Desta forma, pretende trabalhar com a dimensão subjetiva da instituição escolar e sua construção a partir do trabalho. A via de acesso às referidas produções subjetivas é a linguagem e o discurso de cada um dos sujeitos pesquisados, vistos em sua inserção sócio-histórica e relacionados ao seu contexto de produção. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCHESAN, Eduardo Caliendo. X para o trabalho: genealogia de uma evidência. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.