Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e Caracterização de fases estacionárias monolíticas poliméricas para uso em Eletrocromatografia Capilar

Processo: 09/10620-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Carla Beatriz Grespan Bottoli
Beneficiário:Valeska Soares Aguiar
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57897-9 - Preparação, caracterização e aplicação de novas fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência e eletrocromatografia, AP.TEM
Assunto(s):Eletrocromatografia capilar   Processos de separação   Fases estacionárias

Resumo

A Eletrocromatografia Capilar é uma técnica de micro-separação que combina a seletividade cromatográfica da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com a alta eficiência e miniaturização da Eletroforese Capilar. Entretanto, alguns problemas técnicos, incluindo o preparo de colunas, têm retardado o desenvolvimento e a implementação dessa técnica. Estes problemas têm estimulado o desenvolvimento de novas alternativas. Entre estas, uma estratégia competitiva é o preenchimento das colunas com monolitos, os quais são preparados por um processo de polimerização in situ e que podem ser de dois tipos: sílica e polímeros orgânicos porosos.O objetivo principal desse projeto será o desenvolvimento e a caracterização tanto físico-química quanto eletroforética de colunas compostas por monolitos poliméricos de metacrilatos do tipo C18 para uso em Eletrocromatografia Capilar. Este tipo de fase é pouco explorada na literatura devido à dificuldade de preparar materiais a partir de precursores como os monômeros com grupos altamente apolares, responsáveis pela interação dos compostos neutros juntamente com os monômeros com grupos ionizáveis para sustentar o fluxo eletroosmótico e os iniciadores de radicais livres com características hidrofílicas. Assim, este projeto envolverá aspectos exploratórios, no qual vários parâmetros serão investigados, tais como a proporção e o tipo dos solventes porogênicos usados na síntese e a proporção dos diferentes monômeros. Para isso, pretende-se realizar um planejamento experimental para otimização das condições de síntese e, finalmente, avaliar diferentes misturas teste para a caracterização das colunas sintetizadas.Este trabalho faz parte de um sub-projeto do Projeto Temático da FAPESP, processo nº 2006/57897-9, intitulado "Preparação, Caracterização e Aplicação de Novas Fases Estacionárias para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e Eletrocromatografia".

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Valeska Soares. Desenvolvimento e caracterização de fases estacionárias monolíticas à base de octadecilmetacrilato para uso em eletrocromatografia capilar. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.