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Estilos parentais como fatores associados ao consumo de tabaco e outros comportamentos de risco entre adolescentes brasileiros

Processo: 09/51712-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 11 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Ana Regina Noto
Beneficiário:Claudia Silveira Tondowski
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Epidemiologia   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Estilos Parentais | Estudantes | Familia | Fatores De Risco E Protecao | Substancias Psicotropicas

Resumo

O uso de drogas psicotrópicas entre adolescentes tem sido alvo de inúmeros estudos, com foco não apenas nas prevalências de uso, mas também em fatores de risco e proteção, entre os quais aspectos familiares, como estilos parentais de socialização. No entanto, faltam estudos que avaliem a relação dos estilos parentais com uso de drogas em amostras brasileiras representativas. São escassos também estudos sobre a influência dos padrões familiares de consumo de drogas no comportamento de uso dos adolescentes. Diante deste contexto, este projeto tem por objetivo analisar a relação entre os estilos parentais e os padrões familiares de consumo de substâncias psicotrópicas com comportamento de consumo por adolescentes das 27 capitais brasileiras e respectivas regiões metropolitanas. A população alvo do estudo corresponde a estudantes do ciclo médio (1º a 3º ano) da rede pública e particular de ensino. A amostra deverá ser representativa, estratificada e por conglomerados, obtida em três estágios: 1º sorteio das escolas, 2º das turmas e 3º dos alunos. Será utilizado um questionário fechado, de auto-preenchimento e anônimo, baseado em instrumento proposto pela OMS e Escala de Estilos Parentais, ambos testados e adaptados para a realidade brasileira. A aplicação dos questionários dar-se-á coletivamente em sala de aula. Após processamento de dados, os mesmos serão submetidos à critica. Para análise, serão utilizados os testes de X2, t de student, ANOVA e Regressão Logística, considerando nível de significa neta de 5%. (AU)

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