Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de dois períodos de suplementação de progesterona exógena em receptoras de embriões acíclicas gestantes sobre o perfil de pregesterona plasmática.

Processo: 09/11936-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cezinande de Meira
Beneficiário:Elisa Sant'Anna Monteiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Progesterona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corpos lúteos suplementares | éguas acíclicas | gestação | progesterona | Reprodução equina

Resumo

Atualmente, nos programas de transferência de embriões, faz-se uso da administração de progesterona exógena em receptoras de embriões acíclicas, com o objetivo de se manter a gestação. A aplicação de P4 é realizada até os 100-120 dias de gestação para garantir concentrações adequadas de progesterona até a completa maturação e desenvolvimento feto-placentária como unidade secretória de progestágenos. Desta forma os protocolos atuais apresentam custos elevados e duração prolongada, além de exigir manejo excessivo dos animais. Considerando que os corpos lúteos suplementares se desenvolvem a partir dos 36-40 dias de gestação e que são responsáveis pela produção de progesterona até o momento em que a unidade feto-placentária assume esta produção, é provável que a administração de progesterona não seja necessária após a formação dos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da interrupção da administração de progesterona exógena em receptoras acíclicas após a formação dos corpos lúteos suplementares sobre o perfil plasmático de progesterona e a manutenção da gestação. Serão avaliadas vinte e quatro éguas distribuídas em três diferentes grupos, durante 120 dias, através de exame ultrassonográfico e quantificação de progesterona plasmática.Os achados abrirão caminho para novos estudos visando o desenvolvimento de protocolos terapêuticos com progesterona menos onerosos e de curta duração, o que será de grande valia para médicos veterinários e produtores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Elisa Sant'Anna Monteiro da. Efeito de dois períodos de tratamaneto com altrenogest sobre a manutenção da gestação em éguas receptoras acíclicas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.