Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da interferência do diabetes na biodistribuição e na atividade antitumoral da cisplatina em camundongos

Processo: 09/11938-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Antonio Cardozo dos Santos
Beneficiário:Márcia Cristina da Silva Faria
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Nefroproteção   Cisplatino   Estresse oxidativo   Toxicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cisplatina | Estresse oxidativo | nefroproteção | Toxicidade | toxicologia | Toxicodinâmica

Resumo

A cisplatina (cis-diaminodicloroplatina II) é um dos mais efetivos agentes anticâncer, entretanto seu uso clínico é altamente limitado, predominantemente devido ao seu potencial nefrotóxico. Muitos estudos demonstram que a nefrotoxicidade da cisplatina está diretamente relacionada ao acúmulo de espécies reativas de oxigênio e à morte celular por apoptose. Estudos já demonstraram que o diabetes atua como fator de proteção contra os efeitos nefrotóxicos induzidos pela cisplatina, entretanto, os mecanismos envolvidos na proteção ainda não foram elucidados. Este efeito nefroprotetor tem sido associado ao menor acúmulo de cisplatina nos rins, o que poderia ser atribuído a problemas no transporte ativo das células do túbulo proximal ou dever-se a alterações farmacocinéticas provocadas pela doença. De qualquer forma, não se sabe ainda, se os mecanismos envolvidos na proteção, quaisquer que sejam eles, influenciam ou não na atividade antitumoral do fármaco em pacientes diabéticos.Assim, o presente estudo tem por finalidade comprovar os efeitos nefroprotetores do diabetes em modelo experimental de camundongos com tumor implantado, investigar se o diabetes interfere na biodistribuição da cisplatina, bem como na sua atividade antitumoral. Dada a crescente prevalência do diabetes na população mundial e a importância da cisplatina no tratamento dos mais variados tipos de tumores, tais informações são imprescindíveis para otimização da quimioterapia com cisplatina em pacientes diabéticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA FARIA, MARCIA C.; DOS SANTOS, NEIFE A. G.; CARVALHO RODRIGUES, MARIA A.; RODRIGUES, JAIRO LISBOA; BARBOSA JUNIOR, FERNANDO; DOS SANTOS, ANTONIO CARDOZO. Effect of diabetes on biodistribution, nephrotoxicity and antitumor activity of cisplatin in mice. Chemico-Biological Interactions, v. 229, p. 119-131, . (09/11938-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Márcia Cristina da Silva. Avaliação da interferência do diabetes na biodistribuição e na atividade antitumoral da cisplatina em camundongos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.