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A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa do início do século XX.

Processo: 09/12039-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Mario Fernando Bolognesi
Beneficiário:Marcos Francisco Nery Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Circo   Treinamento   Atores   Processo criativo   Linguagem corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ator | circo | linguagem corporal | processo de criação | Treinamento | Vsévolod Meyerhold | Interpretação, Acrocacia Circense

Resumo

O objetivo da pesquisa é detectar a condição do corpo no cruzamento das manifestações circenses e teatrais a partir da reflexão de procedimentos de trabalho desenvolvidos nos processos de criação, estes constituem mecanismos específicos de instrumentalização da arte do ator visando sua expressividade. Por este viés será utilizado como referência o treinamento do ator, inserido no ambiente revolucionário da Rússia no início do século XX, elaborado pelo encenador-pedagogo Vsévolod Meyerhold. A partir de tais procedimentos esta pesquisa visa articular o mecanismo de apropriação dos saberes acrobáticos circenses para o trabalho do ator, com o treinamento biomecânico elaborado por Meyerhold, relacionando estes processos em função da montagem "O mistério bufo", de Vladimir Maiakóvski. Esta é desenvolvida atualmente na cidade do Rio de Janeiro sob direção de Cláudio Baltar e Fábio Ferreira.Num primeiro momento, será realizado um levantamento bibliográfico sobre a questão do corpo nesta zona de fronteira entre as manifestações artísticas ligadas ao teatro e ao circo, seguida por uma seleção deste material que vislumbre as especificidades do tema. Em seguida, uma pesquisa de campo será executada para articular o fazer da prática com o referencial teórico.A observação de um processo de criação, através de uma percepção pessoal do fenômeno, articulará a teoria com o fazer artístico numa perspectiva técnica e expressiva do trabalho corporal do ator.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Marcos Francisco Nery. A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.