Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação e avaliação da bioacessibilidade in vitro de micro e macroelementos em frutas, hortaliças e cereais

Processo: 09/12061-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga
Beneficiário:André Luiz Tognon
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioacessibilidade   Alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aas | Alimentos | bioacessibilidade | macro e microelementos | Alimentos

Resumo

Os micro e macroelementos são nutrientes essenciais para o correto funcionamento do metabolismo humano, participando direta ou indiretamente de diversas funções metabólicas e estruturais do organismo, tais como cofatores de enzimas, equilíbrio osmótico nas interfaces de membranas biológicas, biossinalização, constituintes de biomoléculas importantes para o organismo, dentre outros. O consumo de frutas, hortaliças e cereais na dieta é uma forma de se obter as necessidades diárias desses nutrientes, uma vez que esse é um grupo de alimentos ricos nesses elementos. Levando em conta que apenas uma parcela dos nutrientes de um alimento é biodisponível (ou bioacessível) durante a digestão humana, avaliar a bioacessibilidade desses nutrientes é muito importante. Este projeto destina-se a quantificar, por meio de técnicas espectrométricas de absorção atômica, o teor de micro e macroelementos em alimentos dentro do grupo das frutas, hortaliças e cereais e, posteriormente avaliar, por meio de testes in vitro, a bioacessibilidade desses elementos nos alimentos. Isso nos permite conhecer o verdadeiro valor nutritivo (no que diz respeito a alguns dos micro e macroelementos) de algumas das frutas, hortaliças e cereais mais consumidos na dieta das pessoas e outras menos comuns, que estão sendo adaptadas ao solo brasileiro pela Embrapa, e outras típicas da região amazônica, podendo vir a ser mais divulgadas e aproveitadas na alimentação dos brasileiros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOGNON, André Luiz. Quantificação e avaliação da bioacessibilidade in vitro de micro e macroelementos em frutas, hortaliças e cereais. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) São Carlos.