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O que estamos fazendo?: reflexos da racionalidade legalista sobre a atividade dos atores educacionais

Processo: 09/12150-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Kimi Aparecida Tomizaki
Beneficiário:Julio Cesar Bezerra
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Legislação escolar   Cotidiano escolar   Escola pública   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cotidiano escolar | docentes | escola pública | Estado | Legislação escolar | regulamentação | Sociologia da Educação

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem por objetivo central investigar os efeitos dos chamados "atos oficiais" sobre as práticas educacionais nas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Para tanto, pretende-se analisar a extensão da interferência das normas sobre as condutas dos atores da instituição escolar, suas ações e sobre o juízo reflexivo que informa tais ações. Portanto, inserida no âmbito da sociologia da educação, esta pesquisa assume como objeto de pesquisa as relações de poder existentes no sistema de ensino, sobretudo no que diz respeito à relação dos sujeitos das instituições educacionais com o conjunto de normas e prescrições produzidas (cotidianamente) no âmbito do Estado; bem como os efeitos dessa relação para a definição das práticas e prioridades dessas instituições. Os objetivos deste projeto são: (i) analisar portarias, resoluções, leis e decretos relacionados à área educacional publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo entre os anos de 2007 e 2008, sem revogação expressa; (ii) observar o cotidiano escolar e a ação de docentes e gestores, tentando identificar em que medida os preceitos normativos influem sobre sua ação, entendida como ação reflexiva, a partir de duas escolas estaduais de Ensino Fundamental - Ciclo II e Ensino Médio (jurisdicionadas à duas Diretorias de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo distintas); (iii) relacionar os resultados obtidos na pesquisa com as contribuições teóricas, mobilizando a defesa das faculdades do pensar, do querer e do julgar aplicadas à situação escolar. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEZERRA, Julio Cesar. \O que estamos fazendo?\: reflexos da racionalidade legalista sobre a atividade dos atores educacionais. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.