Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades físicas de suspensões de açaí aplicado no processo de filtração com membranas

Processo: 09/12507-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Sergio Rodrigues Fontes
Beneficiário:Bruno Peruchi Trevisan
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Suspensão coloidal   Tensão superficial   Fenômenos de transporte   Sólidos suspensos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caracterização reológica | Distribuição de sólidos suspensos | microfiltração tangencial | Suspensões | tensão superficial | Fenômenos de Transporte

Resumo

O açaí é um fruto brasileiro com grande potencial de mercado e o estudo de processos que possam agregar valor e/ou que permitam sua aplicação em novos produtos é de grande interesse. A microfiltração tangencial (MF) por membranas constitui uma alternativa para a conservação e produção de suco clarificado de açaí, sendo uma tecnologia limpa sem a produção de resíduos e utilização de conservadores químicos, além da possibilidade da pasteurização a frio que permite a preservação de componentes termossensíveis de interesse nutricional e sensorial. Na investigação do processo de MF, alguns parâmetros físicos e físico-químicos são de especial importância, dentre eles, viscosidade, pH, tensão superficial e teor de sólidos suspensos. Os dados na literatura sobre propriedades reológicas e físicas do suco de açaí são escassos, assim como os processos que envolvem clarificação e concentração do suco de açaí. O conhecimento do comportamento reológico de sucos e suas variações com a temperatura é útil como parâmetro de controle de qualidade, e de grande importância para a indústria de processamento, no dimensionamento de equipamentos de agitação, filtragem, como também na economia de energia. Em vista disso, o presente projeto visa dar continuidade ao estudo da utilização da tecnologia de MF para obtenção de suco clarificado de açaí tendo como objetivos a caracterização reológica e tensão superficial em função da temperatura e distribuição de sólidos suspensos de suspensões de açaí via técnica de atenuação acústica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Bruno Peruchi. Avaliação da tensão superficial, parâmetros reológicos e atenuação acústica de suspensões de açaí. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.