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A motivação na aprendizagem de língua estrangeira via teletandem.

Processo: 09/13014-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Mariza Benedetti
Beneficiário:Camila Maria da Costa Kami
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Motivação   Autonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | Colaboração | Motivação | Reciprocidade | Ensio e Aprendizagem de Línguas

Resumo

Sabe-se que no processo de ensino e aprendizagem de línguas, um aluno motivado estará mais propenso a assumir maior responsabilidade pelo próprio aprendizado, agindo de forma autônoma e usufruindo dos recursos tecnológicos para aprimorá-lo. O "Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos" se apresenta como um contexto novo para o estudo da motivação e da autonomia de aprendizes ao interagirem por meio de ferramentas de mensagem instantânea (Windows Live Messenger, Skype, Oovoo). Nesse contexto, cada membro do par interagente aprende a língua do outro e ensina a própria, posicionando-se ora como aprendiz, ora como "ensinante/professor". A autonomia no Teletandem é construída de forma colaborativa pelos interagentes, onde cada um assume a responsabilidade pelo próprio aprendizado e, ao mesmo tempo, por meio da interação produzem o conhecimento a partir das necessidades individuais e da constante negociação. Dessa forma, a escolha por um dado assunto ou determinada estratégia de ensino pode repercutir na motivação de cada um dos membros da parceria. O presente trabalho tem como objetivo: i) verificar as motivações iniciais de pares interagentes em relação ao aprendizado da língua estrangeira em teletandem e ii) analisar como elas se sustentam, ou não, ao longo do processo interativo, tendo em vista o atendimento dos princípios de autonomia e reciprocidade. Trata-se de um trabalho qualitativo, de natureza etnográfica, no qual serão consideradas como fontes de dados, questionários semiabertos, registros de interações on-line (gravação em áudio e vídeo), diários de pesquisa e entrevistas semiestruturadas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAMI, Camila Maria da Costa. A motivação na aprendizagem de língua estrangeira via teletandem. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.